Projetos Concluidos 

Aprendizagem organizacional no processo de desenvolvimento de produto

Coordenador: Dário Henrique Alliprandini
Data de início: 01/03/2002
Data de conclusão: 31/07/2003

Participantes:
► Cristiane Paschoa
► Dário Henrique Alliprandini
► Gilberto Bernasconi
► Marcelo Ruy
► Mariana Maciel da Silva

Descrição do Projeto:
Este projeto tem como objetivo estudar o tema aprendizagem organizacional no contexto do processo de desenvolvimento de produto (PDP). Ele possui três frentes de trabalho: uma de carater mais geral que busca compreender a aprendizagem organizacional no PDP; uma segunda focada no estudo da dimensão individual da aprendizagem organizacional no PDP, especialmente nas atividades de equipes de projetos, a terceira que tem como objetivo relacionar os mecanismos de aprendizagem com elementos da sistemática de Stage-gates do PDP.

 

Objetivos do Projeto:
O objetivo geral é compreender diversos elementos da aprendizagem organziacional no contexto da gestão do processo de desenvolvimento de produto. De forma mais específica tem-se como objetivos: – conceber um modelo para compreender a aprendizagem organizacional no PDP; – analisar os elementos da dimensão individual nas atividades de times de projeto do PDP; – relacionar aprendizagem organizacional no PDP com aspectos da sistemática Stage-gates do PDP.

Resultados:
Forma obtidos como resultados: 1) um modelo geral para analisar a aprendizagem organizacional no PDP; 2) uma ferramenta de diagnóstico da aprendizagem individual e em grupo para atividades de times de projetos; 3) Estudo de caso sobre o uso do conhecimento declarativo da aprendizagem organizacional e sua relação com a sistemática Stage-gates; 4) Três estudos de caso sobre aprendizagem organizacional no PDP. Em termos de produção científica forma obtidos: – 3 dissertações de mestrado; – desdobramentos para uma dissertaçõa de mestrado e uma tese de doutorado; – 5 artigos em congressos nacionais; – 2 artigos em congresso internacionais; – 1 workingpaper sobre aprendizagem no PDP; – 2 artigos em revistas científicas (a serem publicados) – 1 relatório de pesquisa

Modelo de Referência para Gestão do Processo de Desenvolvimento de Produto: Aplicações na Indústria Brasileira de Autopeças

Coordenador: José Carlos de Toledo (coordenador do GEPEQ)
Data de início: 01/06/1999
Data de conclusão: 30/06/2002

Participantes:
► Celso Souza Junior
► Dário Henrique Alliprandini
► Fernanda Menezes Ferrari
► Manoel Fernando Martins
► Mariana Maciel da Silva
► Roberto Antonio Martins

Descrição do Projeto:
Este projeto de pesquisa aborda o tema da gestão do processo de desenvolvimento de produto focando as estratégias, abordagens e ferramentas utilizadas. Realiza-se uma pesquisa do tipo survey, sobre práticas de gestão do desenvolvimento de produto, e estudos de caso sobre co-design na indústria brasileira de autopeças. Propõe-se um modelo de referência para gestão deste processo e se estuda aplicações da simulação de dinâmica de sistemas na gestão e capacitação de pessoal para o desenvolvimento de produto. Ele foi realizado com o apoio da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – durante 3 anos (06/99 a 06/02), tendo como objeto de estudo o processo de desenvolvimento de produto na indústria brasileira de autopeças. De modo geral o projeto foi estruturado em três grandes etapas: (1) revisão bibliográfica e preparação da pesquisa de campo, (2) realização da pesquisa de campo e compilação e análise dos dados, e (3) elaboração do modelo de referência, validação, simulação e difusão dos resultados.

Objetivos do Projeto:
O objetivo principal deste projeto de pesquisa é identificar e analisar as práticas e os principais problemas de gestão do processo de desenvolvimento de produto, na indústria brasileira de autopeças, e conceber e propor um modelo de referência que sirva de apoio à gestão deste processo, tendo em vista a melhoria de seu desempenho. O modelo de gestão que se busca é um modelo conceitual que oriente as atividades de planejamento estratégico, de estruturação/organização dos recursos, de operacionalização de atividades e informações, de avaliação do desempenho e de aprendizagem organizacional deste processo. Além do objetivo principal pode-se destacar os seguintes objetivos intermediários: – reconhecimento das etapas, das atividades e da estrutura básica do processo de desenvolvimento de produto adotado pelas empresas brasileiras de autopeças; – identificação das principais mudanças no ambiente econômico e tecnológico dessa indústria e de suas implicações no processo de desenvolvimento de produto das empresas; – identificação das principais práticas gerenciais adotadas pelas empresas (ferramentas e metodologias utilizadas, indicadores de desempenho, mecanismos de aprendizagem, estrutura organizacional, trabalho em equipe, etc.); – identificação dos principais problemas e das capacitações requeridas para o bom desempenho deste processo, tendo em vista as mudanças do ambiente e a divisão de trabalho interna à industria; – estudo, proposições e aplicações de simulação gerencial para validação do modelo de referência proposto.

Resultados:
Este projeto de pesquisa aborda o tema da gestão do processo de desenvolvimento de produto focando as estratégias, abordagens e ferramentas utilizadas. Realiza-se uma pesquisa do tipo survey, sobre práticas de gestão do desenvolvimento de produto, e estudos de caso sobre co-design na indústria brasileira de autopeças. Propõe-se um modelo de referência para gestão deste processo e se estuda aplicações da simulação de dinâmica de sistemas na gestão e capacitação de pessoal para o desenvolvimento de produto. O relatório do projeto está estruturado em 11 capítulos. O capítulo 1 contém a Introdução. O capítulo 2 contém a conceituação do processo de desenvolvimento de produto. Os capítulos 3 e 4 abordam a questão da gestão do processo de desenvolvimento de produto .O capítulo 5 traz, a partir da revisão bibliográfica, uma caracterização econômica e tecnológica da indústria de autopeças e das tendências de seu desenvolvimento de produto. O capítulo 6 apresenta um panorama da metodologia e dos instrumentos de pesquisa para a pesquisa de campo. O capítulo 7 apresenta a pesquisa de campo survey. O capítulo 8 apresenta os estudos de caso. O capítulo 9 apresenta o modelo de referência proposto da gestão do PDP. O capítulo 10 contém uma revisão bibliográfica sobre dinâmica de sistemas e uma proposta inicial do modelo de simulação. Por fim o capítulo 11 contém as considerações finais.

Programa de Capacitação em Gestão Tecnológica para Empresas Agroindustriais da Região de São Carlos

Coordenador: José Carlos de Toledo (coordenador do GEPEQ)
Data de início: 10/06/1996
Data de conclusão: 31/12/1997

Participantes:
► Dário Henrique Alliprandini
► José Roberto Ferro
► Manoel Fernando Martins
► Simon Podolsky Sala

Descrição do Projeto:
O projeto teve como meta básica sensibilizar e capacitar um conjunto de profissionais de empresas agroindustriais na área de Gestão Tecnológica. A organização do projeto foi feita em quatro fases: seminário de sensibilização, treinamento, metodologia para diagnóstico e plano de gestão tecnológica, e workshop e encerramento. O projeto foi financiado pela CAPES.

Objetivos do Projeto:
Capacitar profissionais do setor agroindustrial, por meio de treinamento em metodologias de planejamento e gestão tecnológica e empresarial; elaborar um plano de gestão tecnológica para as empresas.

Resultados:
Sensibilização das empresas para a questão da Gestão Tecnológica; treinamento de 30 profissionais; diagnóstico da Gestão Tecnológica nas empresas; elaboração de plano de Gestão Tecnológica para as empresas; workshop de encerramento para apresentação e discussão dos planos.

Projeto de capacitação em gestão da qualidade de pequenos e médios fornecedores industriais de São Carlos

Coordenador: Dário Henrique Alliprandini
Data de início: 14/04/1993
Data de conclusão: 20/12/1995

Participantes:
► Daniel Capaldo Amaral
► José Carlos de Toledo (coordenador do GEPEQ)
► Manoel Fernando Martins
► Márcia Mazzeo Grande
► Renata Belluzzo Zirondi
► Roberto Antonio Martins

Descrição do Projeto:
Projeto realizado no contexto do PEGQ – Projeto de Especialização em Gestão da Qualidade do Ministério da Ciência e Tecnologia, Programa PADCT/TIB. O projeto incluiu atividades de treinamento, diagnóstico e implantação.

Objetivos do Projeto:
Capacitar 10 fornecedores industriais de pequeno e médio porte, da cidade de São Carlos em abordagens, métodos e técnicas de gestão da qualidade.

Projetos Concluidos

por | mar 25, 2019