GQ – Gestão da Qualidade

 

A área de GQ tem por objetivo gerar e difundir conhecimentos sobre gestão da qualidade para tratar de questões relativas à qualidade, de produtos e processos, desde o desenvolvimento de produtos até os serviços pós venda. São desenvolvidos estudos da gestão da qualidade em empresas individuais bem como em cadeias e redes de empresas, sobre as abordagens, práticas e ferramentas para planejamento, controle e melhoria da qualidade, sistemas de gestão da qualidade, os mecanismos de aprendizagem e os sistemas de medição de desempenho. Esses estudos são desenvolvidos em organizações de manufatura e de serviços, públicos ou privados.

 

 Linhas de Pesquisa

Controle Estatístico da Qualidade

Estuda os métodos e práticas de controle estatístico de processos industriais e de serviços. Desenvolvimento de novas propostas de aplicações de gráficos de controle. Estudos de métodos de análise da capacidade do processo, de planejamento de experimentos e de confiabilidade de produtos e sistemas.

 

Gestão da Qualidade na Cadeia de Suprimentos

Estuda a integração e a coordenação de cadeias de suprimentos com vistas à proposição de reestruturações e de modelos de gestão para melhoria do seu desempenho em qualidade e produtividade.

 

Melhoria Contínua

Estuda abordagens (Kaizen, TQC, Lean, Seis Sigma, etc) e ferramentas sobre melhoria contínua, aprendizagem organizacional e inovação, com a finalidade de propor e aplicar modelos e métodos para a melhoria da gestão e do desempenho de processos e produtos.

 

Qualidade no Desenvolvimento de Produto

Estuda e aplica modelos de gestão e métodos de suporte ao processo de desenvolvimento de produto, tendo em vista a melhoria do desempenho deste processo, medido em termos de qualidade do produto desenvolvido, prazos e custo/produtividade do desenvolvimento. Busca-se também identificar e analisar as melhores práticas de gestão e de garantia da qualidade adotadas neste processo.

 

Sistemas de Gestão da Qualidade

Estuda os modelos de referência para gestão da qualidade (tais como: modelos de autores, modelo TQC, modelo ISO 9000 e derivados, modelos de Excelência de Gestão de Negócios, etc), suas ações, níveis de abrangência e fatores críticos de sucesso. Esses modelos, devidamente adequados, podem ser aplicados a qualquer tipo de organização.

 

Sistemas de Gestão da Qualidade em Serviços

Estuda os modelos e métodos de sistemas de gestão da qualidade aplicados aos diversos setores de serviço, públicos ou privados. Aborda também o desenvolvimento e gestão de Sistemas Produto-Serviços.

 

Sistemas de Medição de Desempenho

Desenvolve métodos para diagnóstico, projeto, implantação e uso de sistemas de medição de desempenho organizacional, de forma a dar suporte à tomada de decisão nos vários níveis hierárquicos das organizações.

 

Gestão da Qualidade na Agroindústria

Estuda a gestão da qualidade em empresas e sistemas agroindustriais, caracterizando e analisando as estratégias, processos e resultados, visando a proposição de modelos e a melhoria de gestão dessas empresas e sistemas.

 

Sistemas de Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde

Estuda os modelos de sistemas de gestão da qualidade aplicados ao setor de saúde (tais como: modelos de autores, modelo ISO 9001, modelo do PNQ, modelo da Joint Comission International, ONA – Acreditação Hospitalar, etc). Foca na aplicação de programas e métodos para gestão da qualidade em organizações do setor de saúde.

 

Gestão da Qualidade em APL – Arranjos Produtivos Locais e Clusters

Estuda as estruturas e mecanismos para coordenação da qualidade e do desempenho em arranjos produtivos locais/regionais e clusters de empresas.

 

Gestão do Conhecimento em Processos e Projetos

Estuda os processos de geração, estruturação, difusão, aplicação e aperfeiçoamento de conhecimentos em sistemas de gestão, processos e projetos.